DR. ALVARENGA

Edson Alvarenga Filho, mestre e doutor em neurocirurgia na área de coluna vertebral.

Conclui a Residência Médica em dezembro de 1981, no termos da lei vigente e continuei a Residência Médica em Neurocirurgia durante o ano de 1982, ainda na Escola Paulista de Medicina, no Serviço de Neurocirurgia do Prof. Dr. Aloysio de Mattos Pimenta, conforme exigência da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

Com os requisitos oficiais reconhecidos, continuei a especialização em neurocirurgia na mesma escola durante o ano de 1983. Em dezembro de 1983, já Mestre em Neurocirurgia, desembarcava em terras da Alemanha para um maravilhoso estágio no Hospital de Grosshadern, da Universidade Ludwig-Maximilians, em Munique, no Serviço de Neurocirurgia do Professor Frank Marguth, de 01 de março de 1984 a 14 de agosto de 1985.

Neste mesmo serviço fui orientado pelo Privat Dozent Dr. Peter Schmiedeck em treinamento micro cirúrgico de março de 1984 a agosto de 1985, semanalmente em várias sessões semanais.

Aproveitando a estada na Alemanha, passei uma semana em aprendizado diuturno na Suíça, Clínica Neurocirúrgica do Hospital Universitário de Zurique, Serviço do Prof. Dr. M. Gazi Yasargil, de 17 a 22 de junho de 1985, completando magnificamente os meus estudos em terras estrangeiras.

A Dissertação de Mestrado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina, intitulada "Aspectos Epidemiológicos e Clínicos do Trauma Raquemedular Cervical" recebeu aprovação por parecer final da Comissão Julgadora, homologada pela Comissão de Pós-Graduação em reunião de 28 de setembro de 1983.

A Tese de Doutorado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina, intitulada "Corporectomia Vertebral Cervical com Substituição por Metilmetacrilato. Estudo Experimental da Resistência" foi aprovada em defesa pública em 17 de agosto de 1990.